Notícia sobre o lançamento no site do Centro Nacional de Cultura

31-08-2012 20:19

 

"OIKOS APOIA LANÇAMENTO DE "ONDE PARAM OS ANJOS"

https://ecultura.sapo.pt/NoticiaDisplay.aspx?ID=4219


“Onde param os Anjos”. Um retrato ficcionado sobre a luta de uma jovem mulher contra as redes de tráfico de seres humanos e as novas formas de escravatura em Portugal e Moçambique.

No próximo sábado, dia 1 de setembro de 2012, a jovem escritora Filipa Ribeiro da Cruz lança o livro “Onde param os Anjos”, numa edição da Chiado Editora, e com o apoio da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento.

O romance conta a história de uma jovem portuguesa que se vê envolvida numa rede de tráfico de seres humanos e escravatura, e de como vai lutar para combater e denunciar este flagelo que ainda hoje atormenta milhões de pessoas por todo o mundo.

Estima-se que, anualmente, mais de 2,4 milhões de pessoas sejam vítimas do Tráfico de Seres Humanos (TSH). A Oikos não é alheia a este drama, tendo sido uma das organizações pioneiras na prevenção e luta contra o TSH em Portugal, desde 2004.

Atualmente, a partir da sua delegação em Braga, desenvolve projetos com o objetivo de sensibilizar, (in)formar e mobilizar a população em torno dos fenómenos do tráfico de pessoas, da discriminação e da exploração laboral. Numa época em que cada vez mais cidadãos portugueses – mulheres e homens – se veem obrigados a emigrar, a Oikos faz um esforço para que o processo seja seguro e esclarecido, evitando as redes de tráfico e de exploração de mão de obra escrava à escala nacional e internacional. (Mais informações em: www.oikos.pt/pt/o-que-fazemos/cidadania-global/projetos-de-cidadania-global/item/268-1a38 )

Neste contexto, a Oikos apoia o lançamento desta obra, que em tudo se compatibiliza com o trabalho de Educação para a Cidadania Global que a Oikos desenvolve em Portugal há mais de 20 anos. A iniciativa insere-se também numa longa tradição da Oikos no apoio a jovens que, nas mais variadas expressões artísticas e culturais, colocam os seus talentos ao serviço de uma sociedade mais justa e solidária. O livro vai tornar-se ainda numa ferramenta de trabalho para ser utilizada em debates e sessões de formação sobre a temática do tráfico de seres humanos, junto dos mais diversos públicos.

A sessão de apresentação terá lugar sábado, dia 1 de setembro às 16:30 no Les Enfants Terribles - Bar & livraria do Cinema King, em Lisboa (Rua Bulhão Pato, nº1, ao lado do Teatro Maria Matos, junto à Av. de Roma). A entrada é livre e recomendável.

Relembramos que a participação ativa de cada um é fundamental para continuar o trabalho da Oikos na promoção de uma vida digna para tod@s. Participe tornando-se associado da Oikos. Saiba como em: www.oikos.pt/pt/participe/torne-se-associado

Sobre a Oikos

A Oikos - Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, constituída em 1988. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).

Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Trabalhando nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global, atua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal."